Compartilho o excelente artigo “Verdade, bem e liberdade”, de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte que, creio eu, explica como nossa sociedade se perde em meio a esta crise global que a abate. O artigo foi publicado originalmente no site da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Abaixo, transcrevo os trechos que entendo serem os mais importantes do texto e deixo o link para a postagem original no site oficial da CNBB.

A perda do laço essencial entre verdade, bem e liberdade na cultura contemporânea é a explicitação do caos moral que vai afundando a sociedade em acontecimentos assustadores. (…) O dia a dia da sociedade sem comprometimento com a verdade, o bem e o autêntico sentido da liberdade pode trazer comprometimentos irreversíveis. (…) Não basta apenas um olhar sociológico e estrategista sobre esta situação. Providências e encaminhamentos advindos dessas análises são importantes. Contudo, o essencial é trabalhar pela recuperação da perda do laço essencial entre verdade, bem e liberdade. (…) Os atrasos na sociedade são incontáveis, atingindo as instituições na sua identidade e missão, desfigurando o sentido de cidadania que se sustenta na verdade, no bem e na vivência autêntica da liberdade. (…) É preciso libertar a sociedade contemporânea dos excessos de uma cultura em que cada um pretende ser portador de uma verdade subjetiva própria. Razões meramente políticas não inspirarão ações condizentes, neste momento, na busca urgente de soluções para mudar os cenários de exclusão e desigualdades, fontes de violências e disputas que se travam até mesmo sem se ter clareza a respeito de qual bandeira se está defendendo“.

Leia na íntegra aqui.

Fonte: CNBB

Anúncios